TRATA-SE DE UM PROJETO PARA INCENTIVAR O ESTUDO DA MATEMÁTICA ATRAVÉS DA LEITURA DE DESAFIOS DE LÓGICA. ATIVIDADES COMPOSTAS NAS REVISTAS DA EDITORA COQUETEL DESAFIOS DE LÓGICA E PROBLEMAS DE LÓGICA.
José
dos Reis Vieira
MATEMÁTICA: INTERPRETANDO A VIDA
Projeto apresentado como
suporte aos professores de Matemática para ajudar no incentivo aos alunos a
adquirirem o gosto pela disciplina dentro da escola.
COLINAS
DO TOCANTINS
JANEIRO
– 2006
IDENTIFICAÇÃO:
Título
do projeto: Matemática: Interpretando a
vida
Proponente:
José dos Reis Vieira
Endereço:
Rua Raul do Espírito Santo,591 Setor Sul
Colinas
do Tocantins – TO CEP 77 760 – 000
Telefone:
63 3476 21 29
Clientela
atendida: Alunos de 5ª a 8ª série das escolas municipais de Colinas
Período
de execução: de janeiro a dezembro de 2006.
Responsáveis
pela execução: Todas as escolas da Rede Municipal
JUSTIFICATIVA
O presente projeto vem de
encontro com a necessidade básica de professores e alunos no incentivo ao
desenvolvimento da disciplina Matemática. Disciplina esta que se encontra
marginalizada e responsável pelo fracasso escolar de vários alunos em todas as
séries, não só da educação básica, mas até em âmbito acadêmico.
Além de incentivar o estudo
da Matemática, este projeto vem também para quebrar a dura rotina que são as
fórmulas matemáticas, além disto, vem também fomentar o desejo pela descoberta,
pois se trata de problemas lógicos, onde a resposta a cada exercício está no
próprio exercício e na capacidade de pensamento e raciocínio de cada um.
Percebe-se que grande parte
dos nossos alunos, não tem mais sucesso na vida escolar porque não consegue
interpretar o que realmente leu, e através de uma proposta inovadora, é preciso
levar prazer ao educando para que ele possa realmente se interessar e realizar
com êxito aquilo que é pretendido pela própria escola.
OBJETIVOS
- Estimular
de forma criativa o estudo ao ensino de Matemática;
- Promover
através do lúdico o gosto pela Matemática;
- Propiciar
aos alunos formas eficazes de absorção aos conteúdos da disciplina
Matemática;
- Tornar
os alunos leitores e entendedores daquilo que leram;
- Facilitar
a aceitação dos alunos à disciplina Matemática;
METODOLOGIA
Os professores deverão
primeiramente familiarizar com os problemas a serem desenvolvidos por eles para
depois repassá-los dentro da sala de aula para seus alunos.
Os problemas serão
distribuídos pelo professor da disciplina para os seus alunos para que estes
possam resolver, caso haja dificuldade o professor deverá estimular e estar
sempre orientando para que o mesmo possa desenvolver o seu próprio raciocínio.
Os professores poderão fazer
trabalhos individuais ou de grupos onde há uma coordenação por parte dele, os
alunos precisam ser incentivados no decorrer de cada atividade, um ajudando o
outro.
As atividades deverão também
obedecer a uma sequência de dificuldade crescente, ou seja, deve-se iniciar com
o nível mais fácil em todas as séries, o nível médio e difícil só poderão e
deverão ser utilizados nas 7as e 8as séries como mostra
exemplo de atividade em anexo.
Todas as atividades
relacionadas com este projeto se encontram nas revistas: DESAFIOS DE LÓGICA e
PROBLEMAS DE LÓGICA do grupo Coquetel.
RECURSOS
- Revistas
desafios de lógica
- Revistas
problemas de lógicas
- Xérox
- Papel
sulfite
Nenhum comentário:
Postar um comentário