Biografia

BIOGRAFIA

BIOGRAFIA JOSÉ DOS REIS VIEIRA José dos Reis Vieira mais popular (Zezinho), nasceu na cidade de Morrinhos no Estado de Goiás no dia 0...

domingo, 2 de fevereiro de 2014

INTERDISCIPLINARIDADE

A INTERDISCIPLINARIDADE


RESUMO

            Dentro das escolas se tem falado muito de interdisciplinaridade, mas devemos ter o cuidado necessário para que o trabalho aluno-escola, professor-aluno e professor-escola, não seja fragmentado a um espaço bastante restrito, pois o trabalho docente deverá estar voltado para o crescimento amplo do seu aluno, é preciso que para isso sejam desenvolvidas atividades necessárias para o crescimento tanto pessoal quanto cognitivo desse mesmo aluno, não esquecendo porém que, como mediador, o professor deverá estar disposto a estimular o seu aluno através da afetividade, que deverá ser o trabalho principal do professor, esta, sem dúvida é a metodologia, que deverá ser adotada por todo o professor preocupado com o desenvolvimento do seu aluno, pois dele dependerá o sucesso ou o fracasso de toda atividade docente.

Palavras-chaves: Interdisciplinaridade, desenvolvimento, escola, disciplina, atividades.

Quando se fala de interdisciplinaridade o que se vem na mente?

            Para início de conversa, interdisciplinaridade é uma palavra complicada, para se dizer e para praticar, pois nas duas últimas décadas as pessoas escrevem-na e fala muito sobre ela, mas não sabem realmente o que eventualmente vem a ser a sua essência, de fato. O trabalho interdisciplinar não é, e nunca será, uma atividade alheia ao processo ensino-aprendizagem, só pelo fato dos professores estarem em sala de aula, já devem estar de alguma forma executando mesmo que de maneira inconsciente a interdisciplinaridade, ou seja, podem até não saber trabalhar, mas de alguma forma trabalham.
            É claro que para que a sala de aula não seja completamente aniquilada, com propostas inovadoras que não dão oportunidades ao professor de fugirem do mecanismo globalizado nos conteúdos dos livros didáticos e nos currículos extra-escolares, é necessário que o profissional da educação esteja em contato realmente com a necessidade do seu aluno, e faça com isso o seu trabalho ser muito mais dinâmico do que realmente é, porque a escola necessita de tempo, e interdisciplinaridade para quem entende e sabe trabalhar com esta nova proposta ao ato de ensinar.
De acordo com Fazenda 1995, “O nível transdisciplinar seria o mais alto das relações iniciais nos níveis multi, pluri e interdisciplinares. Além de se tratar de uma utopia, apresenta uma incoerência básica, pois a própria idéia de uma transcedencia pressupõe uma instância científica que que imponha suas autoridades sobre as demais, e esse caráter impositivo da transdiciplinaridade negaria a possibilidade do diálogo, condição sine que non para o exercício eletivo da interdisciplinaridade”.
            Um professor que desenvolve com eficácia o seu trabalho dentro de sua sala de aula, certamente terá mais oportunidades de praticar atividades interdisciplinares com seus alunos, possuindo também, um melhor desenvolvimento com os conteúdos propostos por ele para a sua turma. É evidenciado também, quando se fala de interdisciplinaridade, que o professor domine todas as disciplinas (Português, Matemática, Ciências, Geografia, História, Educação Religiosa, Artes, Educação Física, Inglês, etc.) quando falamos da primeira fase do Ensino Fundamental, ou seja ele deve desenvolver atividades que sirvam, e que de alguma forma seja uma ponte entre uma e outra disciplina, e para fazer isso, precisará estar sempre atualizado e por dentro da realidade de mundo, e do mundo que cerca o seu aluno.
            O trabalho interdisciplinar é muito importante para o professor desenvolver no seu aluno algo mais, é um momento em que todo o trabalho pedagógico pode ganhar, através da estruturação correta, e do desempenho do professor, para que ele de forma criativa e dinâmica se encontre dentro do espaço de sua sala de aula, e faça uma viagem fantástica ao mundo real das disciplinas estudadas por todos os seus educandos, é sem dúvidas, dar créditos na sua própria forma de ver o mundo e de repassá-lo aos seus alunos. O professor, trabalha ao mesmo tempo um amontoado de conteúdos, sem perder a essência daquilo que precisa buscar para o seu aluno, ou seja, ele precisa despertar no seu aluno o interesse e a participação no desenvolvimento entrelaçado de atividades, e sem que o aluno perceba, algumas dúvidas cruciais do seu processo de ensino-aprendizagem estarão aos poucos sendo respondidas.
            Acreditar no seu trabalho e no potencial do aluno, também são características fundamentais do professor interdisciplinar, caso contrário todo o esforço necessário para o bom andamento de suas atividades, deverão ir por água abaixo, porque por mais que ele se esforce, e por mais que esteja didaticamente comprometido, ele não pode nunca deixar o seu aluno à mercê de um emaranhado de dúvidas que sempre vão estar presentes no ato pedagógico. Então, o professor deverá estar completamente ciente de sua missão e ser um incentivador do seu aluno, pois só assim terá como cobrar, conhecimentos futuros, e desenvolver melhor sua proposta interdisciplinar.
            O professor que não consegue ter o seu trabalhado voltado para a interdisciplinaridade, e de repente, se vê obrigado a praticá-la, não terá o desempenho satisfatório em suas atividades, porque ele estará perdido dentro de sua mudança, ou seja, a sua sala de aula será completamente revirada de cabeça para baixo, e não saberá dosar a quantidade necessária de conteúdos com o conhecimento esperado de seus alunos. É praticamente desnecessário todo o esforço relacionado com cada disciplina se o professor não consegue estipular e construir uma ponte entre o tema abordado e todas as disciplina do currículo escolar.
            Em pesquisa realizada, sobre a importância da interdisciplinaridade como meio facilitador do processo ensino-aprendizagem na Escola Municipal Tancredo de Almeida Neves em Bernardo Sayão - Tocantins, notou-se que os professores dessa escola estão praticando o trabalho interdisciplinar, mas de forma que não se completam, ou seja, já que a escola é um todo, e os professores fazem parte de uma equipe, seria favorável um trabalho de grupo em interdisciplinaridade, para poder ter um desenvolvimento melhor em suas atividades pedagógicas. O gráfico 1 abaixo mostra o trabalho realizado pela equipe escolar, onde os docentes se vêem preocupados com o trabalho interdisciplinar, mas não sabem, ou não estão voltados completamente para ele, e o gráfico 2 expressa o sentimento dos alunos referente ao trabalho interdisciplinar realizado pelo seu professor. Ambos se vêem numa mesma situação, ou seja, o professor por um lado não oferece meios dos alunos estarem em contato com temas de sua própria realidade, já o aluno ainda não sabe buscar aquilo que realmente é necessário dentro do currículo escolar, porque ainda não tem maturação para isso. É claro que a responsabilidade maior é do professor, porque ele sendo um meio de levar o aluno até o conhecimento, deverá buscar metodologias adequadas para que isso aconteça.
            Alguns professores imaginam interdisciplinaridade, apenas pelo fato de que poderão ganhar tempo, mas não se organizam cronologicamente para isso, como por exemplo: certo conteúdo de História foi atrapalhado por causa de uma reunião, e o professor estava precisando dele, então pegou a aula de Português, deu um texto de história, fez a interpretação juntamente com seus alunos, e pronto foi resolvido o seu problema, em apenas uma aula, conseguiu passar o conteúdo de duas disciplinas. Este fato ocorre muito dentro de nossas escolas, pois a carga horária de cada disciplina é atrapalhada por causa de tantas atividades no núcleo escolar, o calendário é completamente atropelado pelo grande número de atividades extracurriculares que envolvem os professores que se vêem, muitas vezes perdidos num emaranhado de novas situações, que nem mesmo eles conseguem explicar. A verdade é que todo esse número de atividade reflete de forma negativa dentro da sala de aula, e o professor não tem controle de sua situação, se perdendo de vez dentro do espaço escolar.
            Há uma controvérsia muito grande referente ao ato interdisciplinar praticado por muitos profissionais, por um lado existe um pequeno grupo que diz trabalhar de forma interdisciplinar, e existe um outro que diz não trabalhar dessa maneira, ou seja, não estamos aqui para taxar o trabalho realizado pelos professores, mas sim para que juntos possamos refletir sobre a prática pedagógica interdisciplinar dentro de nossas escolas, porque se vê falando muito, mas na prática mesmo não estamos vendo praticamente nada. Para que se tenha um trabalho realmente eficaz no que diz respeito à interdisciplinaridade é preciso que cada um desempenhe o seu papel, tanto como interlocutor que é o caso do aluno, tanto como interventor que é o que o professor deve ser para o seu educando, ou seja em toda área de ensino os dois devem se equivaler, e o trabalho interdisciplinar só terá realmente êxito quando ambos se tornarem capazes de interagirem de forma satisfatória no desenvolvimento de suas atividades pedagógicas.
            É possível que ainda haja professores que cabulam suas aulas, e que fazem de conta que ensinam, e também há alunos que pouco se importam com esse acontecimento dentro da escola, pois se trata de algo mesquinho, pois uma pequena hora de enrolação, é muito pouco para uma vida inteira de desprazeres pedagógicos, é o que mais se vê dentro da prática cotidiana da sala de aula, pois professores desmotivados, desmotivam os seus alunos, e, aluno desmotivado não consegue ter raciocínio de que o estudo é importante, porque, como sabemos, quando não se tem certeza daquilo que se faz, há uma grande possibilidade de querer fazer e fazer errado, assim acontece com a interdisciplinaridade, os professores não compreendem bem do que ela se trata, e porque não entendem, praticam atos falhos ao processo pedagógico.
            Existem vários grupos de professores que se colocam em diferentes posicionamentos quando se trata da interdisciplinaridade, alguns trabalham com ela, mas não entendem porque trabalhá-la dentro da sala, outros porém, querem trabalhar mas não sabem como, um outro grupo porém não trabalha e nem quer saber de trabalhar dessa forma, ou seja a interdisciplinaridade é para esse grupo de professores algo que não vale a pena, por que se arriscar quando o que mais interessa é o controle do conteúdo a ser repassado para os alunos? É muito mais fácil não ousar, pois a ousadia poderá fazer com que ele perca toda a seqüência daquilo que teria como planejado para o seu aluno, se perdendo de vez, dentro do espaço de sua própria sala de aula.
Ser ou não ser interdisciplinar, eis a questão!
            Apesar de todas as exigências que pertencem à prática pedagógica do professor, não há uma preocupação por parte da escola de cobrar uma postura interdisciplinar dentro da sala de aula, porque isso ocasionaria muito mais trabalho tanto para a escola quanto para o professor. Às vezes o professor se torna interdisciplinar pela própria necessidade de ganhar tempo, mas não sabe que esta sua atitude poderá trazer graves conseqüências ao desenvolvimento de seu aluno, porque se precisa de atitudes que facilitem o trabalho pedagógico, ou melhor dizendo, o que ele precisa realmente é dedicação naquilo que está se fazendo, o professor deve se esforçar cada vez mais para que consiga realizar um trabalho evidentemente mais próximo daquilo que é esperado por ele e por todos os membros de sua equipe.
            Nenhum professor poderá estar isolado, o seu trabalho pedagógico deverá estar voltado para a interdisciplinaridade, pois todos devem estar na moda, e o modismo hoje é a interdisciplinaridade, mesmo sabendo que ela poderá não trazer conseqüências muito bem vinda à sua prática escolar. Às vezes por apenas um pequeno detalhe, o professor, deixa escapar a interdisciplinaridade e passar então a executar apenas uma mistura de conteúdos  dentro de sua sala, fazendo o seu trabalho progredir de forma fragmentada, o que não deve ser nunca buscado por um profissional que está de alguma maneira formando mentes, e estimulando conceitos de vida para os seus clientes. A interdisciplinaridade é algo que deve ser primeiramente trabalhado na mente dos professores para depois os colocar de volta para o trabalho corriqueiro da sala de aula.
            Querer ser interdisciplinar é muito fácil, basta que o professor trabalhe em sua turma todas as disciplinas do currículo de forma simples e eficaz, mas para realmente falando interdisciplinaridade não é fácil, precisa-se de um estudo muito bem aprofundado, e bastante contundente por parte tanto do professor como da sua equipe pedagógica. Para que o aluno desenvolva suas habilidades de forma cristalina é preciso que o professor compreenda as limitações do seu aluno e o mais importante, que ele também reconheça suas próprias limitações, para desenvolver com êxito todo o seu potencial interdisciplinar. 
            Muitos profissionais da educação, independentemente de ser ou não docente, acham que a interdisciplinaridade, é tão somente estipular um tempo para o desenvolvimento de cada espécie de ação, ou seja, com o professor jogando para o aluno ao mesmo tempo um conteúdo cabível em duas ou mais disciplinas, ele estará não somente ganhando tempo, mas conseguindo o objetivo maior da interdisciplinaridade, que é o de produzir com eficácia um elo de ligação entre todas as disciplinas do currículo escolar, só que se por um lado é aceitável este tipo de pensamento, por outro é praticamente impossível aceitarmos que o ato interdisciplinar se resuma apenas a isto.
            Ser interdisciplinar é necessário, mas é também imprescindível que o professor seja realmente comprometido com a proposta da sua escola, é estar sempre em contato com o trabalho dos outros docentes, porque interdisciplinaridade não é somente ser um mero retransmissor de conteúdos mesclados às vezes por uma necessidade alheia até a sua própria vontade, para tão somente satisfazer aos outros. O melhor sem dúvidas, é que o trabalho docente seja evidenciado e voltado completamente para as necessidades básicas do seu educando, para que não se perca no vazio de expectativas. Ser interdisciplinar é buscar alternativas de vida, dentro do espaço que se tem, ou seja, é basicamente um limite que existe entre a possibilidade de aprender uma disciplina, e o resultado alcançado tanto pelo professor como pelo aluno.
            Acreditar em todas as situações de aprendizagem é passo fundamental para que o professor seja interdisciplinar, porque é através da interação que existe entre educador e o educando é que se vê possibilidade maior para o professor ser realmente um agente transformador da realidade do mundo de seu próprio educando, ou seja, se não houver essa interação, o trabalho escolar e extra-escolar do professor ficará completamente prejudicado, tirando-lhe a chance de mostrar todo o seu potencial, pois é através da sua atitude é que terá o apoio necessário para o desenvolvimento de suas capacidades intelectuais e a capacidade de assimilação do educando.
            Diante de tudo que foi visto no campo da interdisciplinaridade, tanto na teoria quanto na prática da sala de aula, ainda se vê, pessoas completamente perdidas dentro do seu próprio espaço, ou seja, dominar apenas um conteúdo hoje, não é mais moda nem suficiente para acontecer de forma certa a interdisciplinaridade, o professor deverá estar por dentro de todas as disciplinas do currículo escolar, não quer dizer porém que ele tenha que ser um expert em todo conteúdo, mas que pelo menos, ele tenha uma noção básica de tudo que vai ser estudado pelo aluno, pois ele tem que estar preparado para ensinar não só aquilo que está dentro do livro didático, ele tem que ser muito mais do que um mero retransmissor de conhecimento, tem antes de qualquer coisa ser um facilitador do processo de formação do seu aluno. Hoje o professor que se limita apenas àquilo que está no livro didático, com certeza não deverá ter mais espaço dentro da escola, porque o que se pretende do profissional da educação é que ele seja o caminho entre o seu educando e o saber, entre o seu educando e a sua própria vida, ou seja o seu trabalho deixou de ser suficiente dentro da sala de aula e passou a ser uma necessidade na vida extra-escolar do seu aluno, certamente este deverá ser o perfil do verdadeiro profissional da educação no século XXI.
           



           
BIBLIOGRAFIA


FAZENDA, I. C. A. Interdisciplinaridade: História, teoria e pesquisa, ed. Papirus, São Paulo, 2002.

REINALDO ANIVERSÁRIO

REINALDO...

Amigo...
É aquele que brinca...
Mas sabe levar a sério
A sua amizade.
É aquele que mesmo
Nos momentos difíceis,
Não nos esconde a verdade.

Amigo...
É aquele que nos ajuda...
Quando estamos precisando.
E que mesmo num mundo
Cercado de ódios,
Continua nos amando.

Amigo...
É aquele ser...
Que nos faz realmente ser,
E que nos persegue
Mesmo sem a gente querer,
Para nos ajudar.

Amigo...
É aquela pessoa,
Que dentro das diversidades da vida,
Continua sendo o mesmo todos os dias,
E que de forma leal,
Cicatrizam as nossas feridas.

Amigo é assim...
Alguém que se preocupa...
E nos faz realmente sentir...
Que somos importantes.

Parabéns por você ser meu amigo
E obrigado por eu poder contar sempre contigo!!!

Feliz aniversário!!!

Colinas do Tocantins, 06 de outubro de 2004.



ESCOLA PROFESSOR ODIMAR LOPES DA SILVA

ODIMAR LOPES DA SILVA


Em Colinas uma história
Na nossa memória
Vai sempre estar.
Uma vida bem vivida,
Foi uma saída,
Para educar.

Nasceu uma instituição,
De educação,
Para ensinar.
O povo pobre,
De alma nobre,
Como Odimar.

Nasceu bem simples é verdade,
Mas para nossa felicidade,
Nos deu de presente o saber.
Uma escola sincera,
De transparência bem séria,
Ensinando a vencer.

Maria Martins Nunes, enfermeira…
Deu nome à nobre casa de educação,
Por seu trabalho e dedicação.
Odimar Lopes de alma guerreira,
Mostrou todo o valor,
Doando em vida o seu amor.

Por ser muito batalhador…
Por sua alma de educador,
A sociedade fez-lhe a homenagem.
Foi entregue ao destino
A vontade do menino,
Odimar Lopes Coragem.

O tempo foi passando…
E a escola se transformando…
Em estímulo do saber…
E todo o seu alunado,
Se vê sempre educado,

Querendo juntos vencer.

A IMPORTÂNCIA DE DESENVOLVER HÁBITOS DE LEITURA E COMPREENSÃO

A IMPORTÂNCIA DE DESENVOLVER HÁBITOS DE LEITURA E COMPREENSÃO

José dos Reis Vieira

Pedagogo
RESUMO

            O mundo da leitura é muito diversificado, pois ler envolve todos os sentidos do leitor, é uma atividade em que quem lê, não usa somente a sua mente, pode-se dizer que leitura é algo nato, que já está dentro de todo ser humano, o homem é um ser completamente envolvido pelas diversos tipos de leitura, com uma única diferença de um tipo de leitor para outro, que é o incentivo que cada um teve para desenvolver o seu hábito de ler. O professor do Ensino Fundamental deve-se preocupar basicamente em desenvolver métodos de estimular o seu aluno a ser um bom leitor, tanto no que diz respeito aos tipos de textos em si, quanto à compreensão daquilo que se espera de cada faixa etária do desenvolvimento do aluno. Ler e interpretar o que leu são fatores fundamentais para que o ser humano tenha uma vida evidentemente muito melhor.

Introdução


Dentro do universo escolar, vemos uma diversidade infinita de leituras, que são partes fundamentais da vida diária dos educandos, para que ler? Como ler? E por quê ler? Estas três perguntas são muito importantes para que o professor possa traçar seu plano tentando sanar um problema que parece crônico dentro de todas as escolas, o de desenvolver o hábito de ler nos alunos de 1ª a 4ª série. Que não é um problema somente da primeira fase do Ensino Fundamental, mas que deve ser trabalhado nesta fase para que não seja sacrificada toda a vida acadêmica do educando, ou seja, quanto mais cedo for trabalhado, melhor será o resultado alcançado pelo professor e evidentemente, melhor será a carreira escolar do aluno, pois quem escreve, tem que saber o que escreveu, e com quem lê não deve ser diferente, o leitor deve entender o que leu para ampliar de forma satisfatória todo o seu universo escolar.

Desenvolvimento

O professor não possui uma varinha mágica é verdade, mas tem em suas mãos as armas adequadas e bastante suficientes para não deixar o seu aluno à mercê da sorte, isto não quer dizer que ele não encontre problemas, pois numa sala de aula há diferentes tipos de aprendizagens, e o professor com certeza, terá que ser muito dinâmico para não deixar que o seu trabalho caia na mesmice e se perca no vazio, que é o acontecimento maior dentro de nossas escolas, por falta de tempo, ou por falta de metodologias suficientes às expectativas dos alunos, estes não conseguem desenvolvimento adequado e se conseguem não têm estímulo necessário para desenvolver o hábito de leitura e compreensão, fazendo o trabalho pedagógico muitas vezes serem recalcados apenas na leitura e reprodução dessa leitura, pois o que se pretende realmente buscar é a compreensão daquilo que está escrito em cada tipo de leitura, para isso é necessário que o aluno entenda que a sua leitura não acontece somente ao decodificar a escrita, está nos diversos momentos de sua vida, e de uma forma bem ampla, ou seja, independentemente de estar ou não dentro da escola ele já está em contato com a leitura de mundo, e quando ele sabe interpretar bem esta espécie de leitura, entra na escola com uma vantagem a mais sobre as outras crianças.
Para o professor da 1ª fase do Ensino Fundamental desenvolver o hábito da leitura nos seus alunos, precisa acreditar nas possibilidades de fazê-los viajar pelo mundo maravilhoso que é a leitura, pois é ela que nos leva a conhecer lugares tão fascinantes e inimagináveis pela nossa mente, e é ela que faz com que o aluno sem sair do seu mundo, adentre em mundos fantásticos que só poderia se tornar realidade ali, dentro das páginas de um livro, por tamanha diferença que existe entre o concreto e o abstrato, porque é através da leitura que essa diferença será aos poucos desestruturada, fazendo com que o aluno se coloque num patamar completamente favorável ao desenvolvimento de suas habilidades nas outras áreas do conhecimento.

Mas o que fazer e como fazer para que o aluno de 4ª série comece a se interessar pela leitura?

Esta pergunta não poderá ser respondida sem que o professor tenha antes de tudo feito um diagnóstico profundo com sua turma, ou seja, elaborar primeiramente um questionário em que dentro dele esteja todas as indagações necessárias para atender as expectativas do professor referente às diversas fases de leitura. Depois de elaborado, o professor deverá aplicar esse questionário para toda a turma, de forma a ter um resultado real, ou seja, nada de fazer amostragens, porque na amostragem não dá para se ter um resultado real, e sem o resultado verdadeiro, o professor fica restringido apenas repetir tudo que já foi feito por outras pessoas. Ele não consegue estipular os objetivos do seu trabalho, e nem consegue fazer com que o aluno perceba qual seria realmente o papel no desenvolvimento literário.
Depois de feito o questionário com os seus alunos, o professor deverá prestar muita atenção nas respostas dos educandos, pois será na resposta de cada um que ele fará sua atividade render e desenvolverá atividades diferenciadas de leituras, como por exemplo, há uma quantidade de alunos que gostam de poesia, há outro grupinho que gosta de música, um outro porém, prefere os contos, etc. neste infinito de alternativas, nota-se que o professor não deverá forçar o aluno a seguir nenhum dos grupos, mas também, quando por acaso, encontrar alguém que goste de todos os tipos de leituras, deverá fazer deste aluno, um modelo para os demais, assim, todos os alunos se sentirão estimulados no desenvolvimento da leitura e terá facilidade de interpretação da mesma.
A dinâmica do professor é sem dúvidas papel primordial no desenvolvimento do hábito de ler do seu aluno, pois ele não deverá pregar aquilo que ele não acredita, só poderá passar para o seu aluno aquilo que ele tem como certeza, não esquecendo também que como formador de opiniões, deverá desenvolver a questão da afetividade, que é uma tarefa para poucos, pois dentro de uma sala heterogênea, onde existem crianças em diversos níveis de aprendizagem, ele deverá nivelar, pelo menos no que diz respeito à leitura, ou seja, cada um dos grupos deverá ser trabalhado individualmente, respeitando a resposta de cada um no seu questionário. Aqui não se pretende dar a resposta pronta, mas fazer o professor trabalhar de forma a respeitar o aluno como um ser de conhecimento limitado, onde ele deverá transformar esse conhecimento limitado em horizontes fantásticos e infinitos dentro do mundo globalizado da leitura.
Quem precisa do conhecimento não é só o aluno, o professor como mediador, aquela pessoa que tem a obrigação de aproximar cada vez mais o educando ao saber, precisa estar sempre refletindo a sua prática, pois é através dessa reflexão que ele encontrará meios de estar sempre progredindo o trabalho realizado por ele dentro de sua sala de aula. Aceitar os erros e transformá-los em acertos só é possível quando o professor não se deixa levar pelo primeiro momento, ou melhor dizendo, na leitura, a primeira impressão não é a que fica, o aluno é um ser capaz de transformar a sua realidade, para isto precisa apenas que o professor acredite no seu potencial, e este, com certeza, é o primeiro passo para que o trabalho com a leitura dê resultado não só dentro da sala mas em todos os momentos da vida.
Outro fator de muita relevância, é que o professor não pode deixar o seu aluno desestimulado, precisa, a todos os momentos incentivar a leitura, explicar a razão dos alunos serem bons leitores. O estímulo deverá ser constante, e não frustrante, porque o professor não poderá deixar todo o seu trabalho ir por água abaixo. Também cabe ao professor não desistir daquele aluno que não se intera com os outros, precisa sim, estimulá-lo muito mais que os outros de forma a evidenciar para ele que todo processo humano depende da interpretação que cada um faz em relação ao ato de ler. Transformar a realidade da sua sala de aula, é uma tarefa que deverá ser muita bem planejada, caso contrário, o professor cairá na mesmice ou até poderá sofrer um ataque de nervos, por não estar conseguindo elevar o nível intelectual de seus alunos, e nem fazendo compreender aquilo que realmente buscava dentro do universo escolar.
De acordo com ANTUNES 2000 “A leitura freqüente de textos é muito importante na formação de uma pessoa porque a obra de arte oferece interpretações do mundo que estimulam a  reflexão e o conhecimento e um professor apaixonado pela leitura de textos literários influencia naturalmente seus alunos a se transformarem em bons leitores”.
As atividades com leitura, não podem e não deverão se restringir somente aos muros da escola, deverá ser algo constante na vida dos alunos, o professor deverá conversar com os pais, buscar formas de retirar os alunos para excursões literárias, ensaios teatrais, recitais de poesias, fazer concursos de músicas com videokaraokê, e várias outras atividades que coloquem as crianças em contato com uma infinidade de leituras. O professor em nenhuma hipótese poderá forçar o aluno a fazer determinada atividade, pois se o aluno não gosta de ler, com certeza deverá ter uma razão para isto, também não deverá escolher o texto para ele, mesmo que ele tenha respondido que gosta de texto tal no seu questionário e tenha escolhido outro texto para ler, deixe-o pois do contrário, o vínculo afetivo estará sendo cortado e ele terá muito mais dificuldade para trazê-lo de volta, e se ele escolheu certa leitura para fazer isso quer dizer que ele está se interessando.
Para os alunos que gostam de poesia o professor poderá realizar um mini concurso dentro de sua sala de aula, dependendo do número de alunos que escolheram essa opção, caso o número seja muito pequeno, ele poderá fazer uma parceria com as demais turmas da escola e realizar o concurso com toda escola. Neste tipo de atividade, o professor deverá escolher diversos livros de poesias, entregá-los aos alunos para que eles possam escolher por livre e espontânea vontade as poesias que serão recitadas por eles. Depois terá um tempo para que os alunos possam decorar, pois somente assim é eles poderão colocar mais vida naquilo que vai ser exposto. Se o trabalho for realizado na escola, o professor poderá dar algumas sugestões, e ensaiar cada qual o seu aluno.
Para aqueles que gostam de teatro, o professor poderá, inicialmente fazer pequenas dramatizações dentro da sala de aula, através de fábulas, ou outros contos infantis, sempre dando oportunidades para que o aluno interprete aquilo que leu, ou seja, não se espera que ele decore o texto, mas que compreenda aquilo que leu, podendo usar falas diferentes das usadas pelos personagens do texto, ou mesmo se o texto não tiver falas colocar falas suficientes para que quem estiver assistindo tenha uma boa compreensão do que foi exposto. Este tipo de atividade deverá ser iniciado na sala, mas não quer dizer que os alunos ficarão somente dentro da escola, poderá ser ampliado o número de apresentações para diversos outros locais, assim, os alunos aumentarão o estímulo para estarem sempre em evidência, e cada vez mais tornando leitores realmente ativos, e capaz de compreenderem realmente o que leram.
Para os que gostam de contos, imagina-se que são aqueles alunos que se encontram mais em contato com a leitura, ou seja, estes poderão ser trabalhados em rodas de leituras, onde cada um poderá de forma simples, expressar o que está contido em cada texto que foi lido por ele, provavelmente, com o incentivo relativo do professor, ele poderá se deslanchar, e será capaz de em muito pouco tempo ser um leitor assíduo da biblioteca escolar, quando a escola não possui esta biblioteca, fica comprometido o incentivo a este aluno, então o professor poderá recortar contos de jornais, e outras leituras de livros e levá-las para a sala de aula a fim de proporcionar aos alunos o contato sempre presencial com o mundo literário.
Independentemente da atividade trabalhada, o professor deverá estar disposto a doar uma parte do seu tempo para o desenvolvimento do seu aluno, caso ele não disponha deste tempo, é melhor que ele nem comece um trabalho dessa grandeza, pois é através deste tempo que o aluno será acompanhado por ele. Dentro da sala de aula não há espaço para que os ensaios aconteçam, e se o professor for fazer isso dentro da sala de aula, a empolgação das apresentações será prejudicada, pois os alunos que ensaiam na maioria das vezes não gostam de apresentar para a sua própria turma, é preferível que esteja na frente de pessoas desconhecidas para que a inibição não venha prejudicar o trabalho realizado.
Uma criança que tem contato direto e que participa das  diversas leituras, sempre compreende mais, sempre tem melhor dicção, facilitando assim muito o seu desenvolvimento, tanto na leitura como na escrita, a sua interpretação também melhora sempre que for repetido a mesma apresentação, cada vez, ele melhora, e cada vez mais ele cria capacidade de ver aquilo que ele interpretou de forma mais ampla. No universo literário há uma grandiosa fonte de inesgotáveis possibilidades, e não há como negar de que o mundo da leitura é a capacidade que as pessoas tem de poder viajar sem sair do seu lugar, conhecendo assim horizontes fantásticos capazes de elevar cada vez mais o hábito pela leitura.
Um professor que não busca selecionar os tipos de leituras poderá estar destruindo, ou fragmentando um canal muito importante para o aluno que é o de estar em contato com textos de qualidade, porque dependendo do texto que for colocado e da idade do educando certamente, ele estará ao invés de incentivando a leitura, podando o aluno nas suas expectativas de conhecer cada vez mais os mistérios que existe no mundo fabuloso e fantástico dos diversos gêneros literários, também sabemos que, a interpretação da leitura não deve ser forçada, mas algo que, através do incentivo feito pelo professor, é desenvolvido na criança de forma gradual, ou seja sem que ambos percebam, há um insight, e o aluno estará cada vez mais dentro do universo literário, e crescerá gradativamente a sua vontade de procurar mais e mais as leituras, e através dessa busca, ele estará muito mais incentivado a procurar dentro de suas possibilidades aquilo que tanto prejudica os nossos alunos, o gosto pela leitura.
A leitura não deve ser algo cansativo, pois a leitura exaustiva em certa época do desenvolvimento da criança poderá para sempre marcá-la e transformá-la numa das pessoas que odeiam a leitura, e se isso acontecer, é porque o professor, de alguma forma interferiu de maneira decisiva para que isto viesse a acontecer. O professor deve ser um incentivador, não um podador, de expectativa, pois ele tem uma tarefa muito difícil, que é o de transformar a realidade virtual de seus alunos, para assim também, através de seus próprio esforço e estímulo, desenvolver os hábitos de leitura, para transformar também o real de seus alunos.
Imaginar leitura, sem sofrimento só é fácil para quem já tem o hábito de ler, quem não possui este hábito com certeza terá muita dificuldades para desenvolvê-lo, só o fato de ter que passar de uma realidade para a outra já é motivo de muita angústia, tanto por parte do professor, tanto por parte do aluno. Para o professor chega a ser mais difícil, porque ele tem de ver o seu aluno progredindo para se satisfazer, e a demora do aluno é o tempo que gera a sua angústia, ou seja, é neste intervalo que existe entre o real e o imaginário, que está o resultado de seu trabalho, quanto mais demorar o aluno para se desenvolver, maior será o sofrimento do professor enquanto profissional.

 Conclusão

Leitura e sua interpretação são portanto algo que se busca, em todos os momentos da vida escolar, como diz o ditado “Escreveu não leu, o pau comeu!”, e para que isto não venha acontecer de forma suntuosa dentro de nossas escolas, precisamos ter pessoas que se dedicam e que de alguma forma “desperdicem o seu tempo”, para se doarem um pouco mais aos seus educandos, pois o tempo que se perde quando este aluno está lá no Ensino Médio ou Faculdade é muito maior, porque nós encontramos pessoas completamente transtornadas e forçadas a fazerem uma coisa que não tinham o costume de fazer, ler... ler... e ler.


BIBLIOGRAFIA

ANTUNES, Walda de Andrade. Lendo e Formando Leitores. Editora Ática – São Paulo, 2000.

BENCINI, Roberta. Hora da Leitura. Compreender, eis a questão! Revista Nova escola. São Paulo, nº 160, p.48-50, março/2003.

CADEMARTORI, Ligia. O que é literatura Infantil. Coleção Primeiros Passos – Editora Brasiliense. 5ª ed. São Paulo, 2001.

FREIRE, Paulo. A Importância do Ato de Ler: em três artigos que se completam. 44ª ed. São Paulo. Editora Cortez, 2003.


PARÂMETROS CURRICULARES NACIONAIS: Língua Portuguesa/Ministério da Educação. Secretaria de Educação fundamental. – 3ª ed. – Brasília, 2001.

MAMÃE FRANCIETE - APAE

Mamãe…
Quero te dizer que no meu mundo…
Estou sentindo o seu amor…
Me fazendo acreditar que num futuro bem próximo eu possa retribuir esse amor.
Todo esse caminho que você teve que percorrer ao lado de papai para me gerar,
Dentro do teu santo ventre minha alma rejubila de alegria…
Mamãe, eu estou chegando e sei que quando puder ver o brilho dos teus olhos…
Poderei confirmar toda a grandeza do teu sentimento e a fonte maravilhosa de amor que tu és.
Você me dá amor, mesmo sem me conhecer, mas eu já te conheço,
E sinto o quanto é bom ser amada, porque o amor mais verdadeiro é este o qual você carrega e tem a capacidade de distribuir pela vida…
Mamãe!
Daqui a pouco…
Estarei apertando-a com os meus frágeis bracinhos…
Te acariciando com minhas meigas mãozinhas…
Te beijando com meus lábios doces…
E te entregando um amor sublime, com o meu coraçãozinho tão inocente e puro…
Daqui a pouco quero engatinhar…
Fazer coisas certas e erradas, porque eu sei que estarás sempre a me corrigir e a me guiar pelo caminho da retidão…
E sei que estarás sempre a me acompanhar…
E a me mostrar que caminho eu devo seguir…
Porque mamãe…
Você é o ser que Deus colocou no meu destino…
E fazer esta passagem tão importante que é o meu nascimento…


Esta é uma homenagem especial de todos os funcionários apaeanos, a você Franciete pelo seu esforço e dedicação. Nós desejamos que a chegada da VANESSA GABRIELA seja repleta de saúde, sucesso, alegria e paz.

PARABÉNS MAMÃE!!!!!


MENSAGEM DE DESPEDIDA PARA DEUZIRETE - APAE

Deuzirete…


Há pouco tempo nos conhecemos…
Mas parece que de outras vidas…

A gente já se conhecia…

Pois você se encaixou como uma luva…
No nosso grupo de trabalho…
Porque não dizer de amigos?
Neste pequeníssimo intervalo de tempo…
Deu para perceber a maravilha de pessoa que você é…
Deu para notar que você é uma daquelas pessoas que com simplicidade, nos faz engrandecer…
A sua calma, a sua tranqüilidade, o seu jeito responsável nos dá a certeza de que você é uma pessoa muito qualificada…
Para sempre estar no nosso meio…
Apesar do curtíssimo tempo…
Nós não conseguiremos esquecer tudo que você é…
E que continuará a ser para a família apaeana…
Porque o seu perfil…
É o perfil buscado por todos aqueles que procuram ser autênticos…
Na busca de uma proposta de vida…
Nós somos muito gratos pela dedicação em boa parte deste ano que passou…

A você toda a nossa gratidão e esperança de que esse novo ser gerado por você possa trazer mais alegria à sua vida e muito mais vontade de vivê-la…

MENSAGEM DE ANIVERSÁRIO PARA DALVA

DALVA...
Hoje o horizonte se encontra mais lindo, tudo porque a vida nos deu a expressividade de encontrarmos você dentro do nosso mundo. Felizes são aqueles que tiveram a oportunidade de conviver com a sua pessoa, todos aqueles que estão à sua volta, sabem muito bem do que realmente estou falando.
Nesta mesma data, você apareceu e deu mais alegria a este mundo cercado de tantas controvérsias, você amenizou um pouco mais o sofrimento das pessoas com o seu jeito cativante de agir e de ver as coisas.
É muito difícil encontrar pessoas iguais a você, que saiba distribuir amor, e que saiba também viver a vida com alegria e criatividade.
Guarde então dentro de si palavras...
Palavras lindas de amor, de ternura,
Como sentinelas que guardam uma linda noite.
Guarde dentro de si, sentimentos.
Mas sentimentos puros...
Que nunca se transformem
Em sofrimentos.
Que você seja uma felicidade só...
E que os seus passos,
Sejam guiados,
Por nosso mestre maior.
JESUS CRISTO!!!
PARABENS PELA SUA EXISTÊNCIA!!!


COLINAS DO TOCANTINS, 31 DE AGOSTO DE 2004.

MENSAGEM AOS AMIGOS DA APAE

Amigos de caminhada…
Que no decorrer de um curto espaço…
Estiveram conosco…

Obrigado a cada um…

Pelo companheirismo e amizade…

Cida tu vais…
Mas contigo vai também todo o nosso afeto…
A alegria que tu carregas…
Vai estar sempre dentro de nós…
Aonde quer que a gente vá.
Obrigado por cada momento doado…
Por cada palavra amiga…
Por cada sorriso aberto…
Você é uma estrela…
E estrela foram feitas para brilhar…
Seja sempre assim… Amiga!

Valdirene…
Toda luta…
Olha amiga!
Os nossos caminhos se cruzaram…
E de alguma forma também estaremos juntos.
Nada… mas nada foi em vão…
Você percebe não é?
A simplicidade de cada sorriso…
Será eternizado dentro dos nossos corações…
Conte sempre conosco…
Porque sabemos que poderemos contar sempre com você!

Deuzirete…
Os dias passaram tão rápidos…
Até parece que a sua presença…
Tão suave presença no nosso meio…
Fez com que eles corressem de nós…
E nem percebemos isso…
Parece até que foi ontem…
E já estamos pegando caminhos diferentes novamente nas nossas vidas.


Flávia…
Não serão necessários adjetivos para qualificar…
Tudo que você é…
Até porque as palavras não são suficientes para tal…
Uma coisa é certa…
O amor que você demonstrou por cada um…
É com certeza verdadeiro…
Isto prova que você estará no coração de cada um da forma mais sublime…
Que nem o tempo poderá apagar!!!

Evarista…
A vida nos prega surpresas…
Somos surpreendidos todos os dias…
Mas nada poderá apagar a certeza…
De que o que vale na vida é a sinceridade…
O amor ao próximo…
E o companheirismo que tens demonstrado por cada um…
A tua estrela brilhará…
Aonde quer que você vá…

Leslie
Tivemos pouco contato…
Mas o suficiente para vermos…
Que você é uma daquelas pessoas…
Que está sempre disposta a ajudar…
A trilhar o caminho…
Você é…
E a distância nunca vai apagar tudo que você é…
Acredite em você…
Você pode… Você consegue!

Pedro
Quem diria héin?
O corre-corre louco do nosso dia-a-dia…
Nos aproximou… E ele é o responsável…
Pelo nosso afastamento…
Mas a distância não será do tamanho da nossa saudade e vontade de estar sempre em contato com você…
Obrigado… Obrigado… Obrigado!!!

Ivonete
Nem bem estendemos as mãos para nos cumprimentar…
E dar-te boas vindas…
Já temos que estendê-las para dizer novamente até logo…
A gente nem sabe porque a vida tem que ser assim…
Mas não cabe a nós meros mortais entender…Esse porquê.
Mas queremos somente dizer que…
A sua presença nos deu o acalento…
De que precisávamos para continuar a caminhar…
Siga em paz…
E que o Nosso Mestre Maior esteja sempre ao teu lado…
Muito Obrigado!!!

Elzilane
O seu jeito suave de ser…
Nos ajudou a pensar que apesar dos pesares…
A vida vale sempre a pena…
Mesmo não percebendo…
Você nos acrescentou muito…
Você é um ser muito… mas muito especial!!!
Siga sempre sorrindo!!!


A todos vocês que são membros da família apaeana…
Os nossos sinceros agradecimentos…
Por tudo que fizeram na busca de um mundo mais humano…
E por acreditar em cada um de nossos educandos…
Por fazerem acreditar que de alguma forma eles podem quando querem…
Parabéns pela brilhante entrega…
Que fizeram em prol da defesa dos nossos especiais…
Vocês são muitos… mas muitos… ESPECIAIS!!!


MENSAGEM DE NATAL A UMA AMIGA DE TRABALHO


Amiga... durante o ano foram tantos os sacrifícios, no corre-corre louco do nosso cotidiano de trabalho, tantos também foram os obstáculos enfrentados, mas mesmo sendo quase insuportável superar as dificuldades, elas foram sendo superadas na medida em que foram aparecendo em nosso caminho, porque de qualquer forma teríamos que continuar a caminhada, não poderíamos abandonar o barco no meio da viagem, e você cara colega, deu provas de que o amigo verdadeiro não abandona as dificuldades, está sempre disposto a se entregar, e isto ninguém pode reclamar, é claro que houve muitos tropeços, mas eles serviram para mostrar que antes de tudo tu és um ser humano, mas um ser muito capaz que estará sempre disposto a ajudar quando eu vier a precisar, obrigado pela tua presença no meu caminho, e que Deus possa abençoar cada passo que der no decorrer de sua vida. Só por chegar ao final deste ano cansada e trazendo no semblante o mesmo sorriso largo de que quando começou é um motivo para ampla comemoração. Feliz Natal e que a vida possa lhe trazer no ano que inicia todas as realizações de seus sonhos.