Biografia

BIOGRAFIA

BIOGRAFIA JOSÉ DOS REIS VIEIRA José dos Reis Vieira mais popular (Zezinho), nasceu na cidade de Morrinhos no Estado de Goiás no dia 0...

sexta-feira, 23 de julho de 2021

MEUS PROJETOS - MATEMÁTICA INTERPRETANDO A VIDA

TRATA-SE DE UM PROJETO PARA INCENTIVAR O ESTUDO DA MATEMÁTICA ATRAVÉS DA LEITURA DE DESAFIOS DE LÓGICA. ATIVIDADES COMPOSTAS NAS REVISTAS DA EDITORA COQUETEL DESAFIOS DE LÓGICA E PROBLEMAS DE LÓGICA.





José dos Reis Vieira

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

MATEMÁTICA: INTERPRETANDO A VIDA

 

Projeto apresentado como suporte aos professores de Matemática para ajudar no incentivo aos alunos a adquirirem o gosto pela disciplina dentro da escola.

 

 

 

 

 

 

 

 

COLINAS DO TOCANTINS

JANEIRO – 2006




IDENTIFICAÇÃO:

Título do projeto: Matemática: Interpretando a vida

Proponente: José dos Reis Vieira

Endereço: Rua Raul do Espírito Santo,591 Setor Sul

Colinas do Tocantins – TO   CEP 77 760 – 000

Telefone: 63 3476 21 29              

Clientela atendida: Alunos de 5ª a 8ª série das escolas municipais de Colinas

Período de execução: de janeiro a dezembro de 2006.

Responsáveis pela execução: Todas as escolas da Rede Municipal

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

JUSTIFICATIVA

 

O presente projeto vem de encontro com a necessidade básica de professores e alunos no incentivo ao desenvolvimento da disciplina Matemática. Disciplina esta que se encontra marginalizada e responsável pelo fracasso escolar de vários alunos em todas as séries, não só da educação básica, mas até em âmbito acadêmico.

Além de incentivar o estudo da Matemática, este projeto vem também para quebrar a dura rotina que são as fórmulas matemáticas, além disto, vem também fomentar o desejo pela descoberta, pois se trata de problemas lógicos, onde a resposta a cada exercício está no próprio exercício e na capacidade de pensamento e raciocínio de cada um.

Percebe-se que grande parte dos nossos alunos, não tem mais sucesso na vida escolar porque não consegue interpretar o que realmente leu, e através de uma proposta inovadora, é preciso levar prazer ao educando para que ele possa realmente se interessar e realizar com êxito aquilo que é pretendido pela própria escola.

 

 

 

 

 

OBJETIVOS

 

  • Estimular de forma criativa o estudo ao ensino de Matemática;
  • Promover através do lúdico o gosto pela Matemática;
  • Propiciar aos alunos formas eficazes de absorção aos conteúdos da disciplina Matemática;
  • Tornar os alunos leitores e entendedores daquilo que leram;
  • Facilitar a aceitação dos alunos à disciplina Matemática;

 

 METODOLOGIA

 

Os professores deverão primeiramente familiarizar com os problemas a serem desenvolvidos por eles para depois repassá-los dentro da sala de aula para seus alunos.

Os problemas serão distribuídos pelo professor da disciplina para os seus alunos para que estes possam resolver, caso haja dificuldade o professor deverá estimular e estar sempre orientando para que o mesmo possa desenvolver o seu próprio raciocínio.

Os professores poderão fazer trabalhos individuais ou de grupos onde há uma coordenação por parte dele, os alunos precisam ser incentivados no decorrer de cada atividade, um ajudando o outro.

As atividades deverão também obedecer a uma sequência de dificuldade crescente, ou seja, deve-se iniciar com o nível mais fácil em todas as séries, o nível médio e difícil só poderão e deverão ser utilizados nas 7as  e 8as séries como mostra exemplo de atividade em anexo.

Todas as atividades relacionadas com este projeto se encontram nas revistas: DESAFIOS DE LÓGICA e PROBLEMAS DE LÓGICA do grupo Coquetel.

 

 

 

RECURSOS

 

  • Revistas desafios de lógica
  • Revistas problemas de lógicas
  • Xérox
  • Papel sulfite